quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Murilo Mendes

ABSTRAÇÃO E AMOR – Murilo Mendes
 
 
1
 
Aproxima-te de mim, dá-me as mãos delicadas
E descansa a cabeça no meu ombro.
É melhor que não desnatres os cabelos,
Os louros, finos e obedientes cabelos
-essa parte dignificada do teu corpo,
A que melhor resistirá à morte.
 
Hesito entre o lado diurno e noturno do teu ser.
 
Aos olhos do mundo tu és apenas decorativa,
Mas eu pressinto claramente em ti
A que tem pudor da sua profundidade,
A que espera a anunciação dum forte drama
Que dividirá a vida como espada de dois gumes.
 
2
 
Talvez seja mais belo e favorável à poesia
Que nunca te manifestes totalmente a mim
E que continuemos a nos ver na obscuridade
Para que eu, guardando a eterna nostalgia de ti,
Jamais possa me sentir saciado.
 
3
 
Todos são fascinados pela tua vida visível,
Pela tua aparente suavidade.
Todos são fascinados pelo teu nome:
E ninguém conhece teu verdadeiro nome.
 
Há entre mim e ti zonas de sombra
Contornadas por anjos divinatórios.
Há entre mim e ti o mínimo necessário
Para assegurar tua invisibilidade.
 
4
 
Existes telefonicamente para mim
Às vezes não consigo te tornar bastante obscura
E me traio, pedindo a tua presença.
 
Quanto mais longe de ti mais te desejo
E te sinto mais branca e invulnerável.
 
Ainda não és um mito, ainda não estás
Fixada na invisível realidade.

0 comentários: