quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aníbal Beça



ÁGUAS DE MANAUS

Sou apenas um homem na paisagem
na tarde de silêncio e de mormaço.
Só o vento me anima na passagem
deixando no meu rosto o seu compasso.


Sou apenas um poeta na viagem
olhando pelo olhar dos olhos baços
a distância que abriga vaga margem
das águas da saudade nos meus passos.


Bem me quis esta vila que me habita
e bem me dei de encanto nos seus becos.
Contudo, não cantei sua desdita.

Dessa Manaus distante, restam crespas
pegadas, chão de rugas: minha pista
banhada nos banzeiros do Rio Negro



Aníbal Beça -N.13 Set 1946/F. 25 de Agosto de 2009




Anibal Beça. Poeta, tradutor, compositor, músico, teatrólogo e jornalista, nasceu em Manaus, na Amazônia brasileira, em 1946. Publicou Convite Frugal (1966), Filhos da várzea (Manaus: Ed. Madrugada, 1984 — abrigando o livro Hora nua); Marupiara — antologia de novos poetas do Amazonas (organizador. Manaus: Ed. Governo do Estado do Amazonas, 1985); Quem foi ao vento, perdeu o assento (teatro. Manaus: Ed. SEMEC, 1986); Itinerário poético da noite desmedida à mínima fratura (Manaus: Ed. Madrugada, 1987); Banda da asa (poesia reunida. Rio de Janeiro, Ed. 7Letras, 1998 — contendo o livro inédito Ter/na colheita); Filhos da várzea (2ª edição. Manaus: Editora Valer, 2002); Folhas da selva (Manaus: Editora Valer, 2006); Noite desmedida e Ter/na colheita, 2ª edição (Manaus: Editora Valer 2006); Palavra Parelha (poesia brasileira, Manaus, Edições Galo Branco, 2008. Site oficial: http://www.portalamazonia.com/anibal
__________________________________________________

0 comentários: